Diplomata europeu diz que acordo UE-Mercosul pode entrar em vigor em março

Andreas Rinke

Berlim | Reuters

O acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul provavelmente será aplicado em caráter provisório em março, afirmou um diplomata da UE à Reuters nesta quinta-feira (22), apesar de uma contestação iminente no tribunal superior do bloco.

Na quarta-feira (21), o Parlamento Europeu enviou o acordo para o Tribunal de Justiça Europeu, o que pode atrasar o acordo em dois anos.

De acordo com o diplomata, que pediu para não ser identificado, o acordo entre UE e Mercosul será aplicado provisoriamente assim que o primeiro país do Mercosul ratificá-lo. A expectativa é que o Paraguai faça isso em março, segundo o diplomata.

A UE assinou seu maior pacto comercial de todos os tempos com os membros do Mercosul no sábado (17), após 25 anos de negociações, e o atraso causou consternação entre muitas empresas na Alemanha e para um de seus principais apoiadores, o chanceler Friedrich Merz.

Ele disse aos delegados do Fórum Econômico Mundial em Davos que lamentava a decisão do Parlamento Europeu, o que significava que outro obstáculo havia sido erguido.

“Mas tenham certeza: Não seremos impedidos. O acordo do Mercosul é justo e equilibrado. Não há alternativa a ele se quisermos ter um crescimento maior na Europa”, afirmou Merz na quinta-feira.

Em post no X (antigo Twitter), o Ministério da Economia da Alemanha disse nesta quinta-feira que a União Europeia deve cumprir seu acordo comercial com o Mercosul para que o bloco europeu preserve sua reputação de confiabilidade.

“Agora devemos manter nossa promessa de ser um parceiro confiável”, disse a ministra da Economia, Katherina Reiche, no post.

Os apoiadores argumentam que o acordo é importante para compensar os negócios perdidos com as tarifas dos EUA e para reduzir a dependência da China. Os críticos, liderados pela França, afirmam que isso aumentará as importações de carne bovina, açúcar e aves a preços baixos, prejudicando os produtores nacionais.


Fonte: Folha de São Paulo

Traduzir »