Empresas de SP acessam potencial de R$ 2 bilhões no exterior com programa estadual

São Paulo

A gestão Tarcísio de Freitas projeta que o CreativeSP, programa estadual de internacionalização da economia criativa de São Paulo, proporcionou acesso a R$ 2 bilhões de investimentos no exterior para negócios do estado desde 2022, quando o programa teve início.

Segundo o governo paulista, empresas e profissionais dos segmentos de audiovisual, artes cênicas, tecnologia, games, literatura, editorial, entretenimento, marketing e publicidade foram beneficiados com o programa.

CreativeSP está ligado às secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Ao longo das edições, o programa conectou 359 negócios paulistas a compradores, investidores e parceiros globais em eventos internacionais, como feiras, festivais e rodadas de negócios.

“O programa prepara, qualifica e orienta os empreendedores para que entrem no mercado global de forma consistente, com estratégia e visão de longo prazo. Isso muda o patamar das nossas empresas”, diz a secretária da Cultura, Marília Marton.

“O CreativeSP fortalece a competitividade do estado, gera oportunidades concretas e consolida São Paulo como um polo global de criatividade e negócios”, completa Rui Gomes, presidente da InvestSP, agência de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para 2026, o governo tem previsão de participar de dez eventos internacionais por meio do programa.


Fonte: Folha de São Paulo

Traduzir »