Negociação do tarifaço: Governo dos EUA confirma reunião com o chanceler do Brasil nesta quinta
NOVA YORK – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, vão se reunir em Washington, nesta quinta-feira, 13, às 19h (do horário de Brasília).
PUBLICIDADE
A pauta do encontro não foi revelada, mas a expectativa é de que a reunião seja uma continuidade da que Vieira e Rubio tiveram nesta quarta, à margem da reunião do G-7, no Canadá, que teve entre os temas o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump contra parte dos produtos exportados pelo Brasil para os EUA.
O compromisso consta na agenda do secretário, publicada na noite desta quarta-feira. Antes de Vieira, o secretário americano deve receber o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Pablo Quirno.
Horas antes da conversa que Vieira e Rubio tiveram nesta quarta, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, havia afirmado que o governo americano anunciaria nos próximos dias alívios tarifários sobre café, bananas e outras frutas e produtos, em uma tentativa de conter pressões de preços e impulsionar o consumo doméstico. O próprio presidente Donald Trump já havia prometido uma queda nas taxas.
A sinalização aumentou a expectativa quanto à redução da tarifa ao café do Brasil, um dos principais exportadores do produto aos EUA. Em paralelo, uma nova agenda está sendo costurada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Trump, conforme antecipou o Estadão/Broadcast. Eles tiveram um primeiro contato na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em setembro, e, depois, se reuniram na Malásia, no fim de outubro.
Fonte: Estadão
