Data centers terão antes desoneração prevista pela reforma tributária, diz Haddad
LOS ANGELES E BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 5, que o governo federal decidiu antecipar aos data centers os efeitos da reforma tributária aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional, como antecipou o Estadão/Broadcast.
“A antecipação dos efeitos da reforma tributária vai permitir que todo investimento no Brasil, no setor, seja desonerado e toda exportação de serviços a partir dos data centers também seja absolutamente desonerada”, disse durante a conferência anual do Milken Institute Global Conference, em Los Angeles.
O ministro reiterou que o marco regulatório de data centers está em tramitação no Legislativo, apesar de reconhecer que existem alguns desafios que ainda precisam ser endereçados, como a questão envolvendo direitos autorais e a concorrência.
“Preocupações legítimas, mas eu acredito que a equipe econômica e o Congresso Nacional, sobretudo os relatores que foram designados para tratar desses assuntos, estão muito sintonizados com os desafios do crescimento da economia digital”, avaliou.
Haddad afirmou que o desejo do governo é de que a economia digital no Brasil seja simultaneamente digital e verde. Segundo ele, a equipe tem trabalhado para prover data centers com energia limpa, além de garantir que o processamento dos dados ocorra por meio de seguranças cibernética e jurídica.
Fonte: Estadão